A palavra chakra é sânscrita, e significa Roda.
Este é o exato significado da expressão para o budista devoto, ainda que a tradução literal das palavras seja " O giro da roda da Lei "
O uso figurado da palavra chakra, refere-se a uma série de vórtices semelhantes a rodas que existem na superfície do Duplo Etérico do Homem.
O Duplo Etérico ou Corpo Etérico:
Esta parte invisível do corpo físico, ainda que invisível é matéria em um grau mais sutil, e é de suma importância, pois é o veículo pelo qual fluem as correntes vitais que mantém vivo o corpo físico, assim como todos os outros e, serve de ponte para transferir as ondulações do pensamento e a emoção do corpo astral ao corpo físico denso. Sem tal ponte intermediária não poderia ser usadas as células do cérebro. A vida do corpo físico muda incessantemente, e para viver necessita de contínua alimentação de três formas distintas. Precisa de comida para a digestão, ar para a respiração e de três modalidades de vitalidade para a assimilação.
Os chakras, ou centros de força, são pontos de conexão ou enlace pelos quais fluí a energia de um a outro veículo ou corpo do homem.Quem quer que possua um leve grau de clarividência, pode vê-los facilmente no duplo etérico, em cuja superfície aparecem sob a forma de depressões semelhantes a pratinhos ou vórtices. Quando já totalmente desenvolvidos, assemelham-se a círculos de uns cinco centímetros de diâmetro, que brilham ofuscado no homem vulgar, mas que, ao se excitarem com vivacidade, aumentam de tamanho, e se vêem como diminutos sóis. correspondem com determinados órgãos físicos; mas em realidade estão na superfície do duplo etérico, que se projeta ligeiramente mais além do corpo denso.
Nome em Português Nome em Sânscrito Localização
Chakra Raiz ou Básico Muladhara Na base da espinha dorsal(cóccix)
Chakra do Baço(Esplênico) (Swasdhithana) Perto dos órgãos sexuais
Chakra do umbigo Manipura No umbigo, sobre o plexo solar
Chakra do coração Anahata Sobre o Coração
Chakra Laringeo Vishuddha Na garganta
Chakra Frontal Ajna Entre as sobrancelhas
Chakra Coronário Sahasrara No alto da cabeça
Chakra fundamental Base da Espinha 4 raios
Chakra Esplênico Base do Baço 6 raios
Chakra umbilical Base do Plexo solar 10 raios
Chakra Cardíaco Base do Coração 12 raios
Chakra Laríngeo Base da Garganta 16 raios
Chakra Frontal Base da Sobrancelhas 96 raios
Chakra Coronário Base Alto da Cabeça 960 raios
Os Tattwas
Tattwa Akasha Eter sonoro
Tattwa Vayú Eter tatil
Tattwa Tejas Eter luminoso
Tattwa Apas Eter gustativo
Tattwa Prithivi Eter Olfativo
ESCOLA ORIENTAL Upanadaka Superior
ESCOLA ORIENTAL Adi ÉTER ELEMENTAL
Os Tattwas são forças que prendem a raiz de todas as manifestações - A criação, a conservação e a destruição, ou mais estritamente a aparição, a conservação e a desaparição dos fenômenos de que somos advertidos.
Os Tattwas são as cinco ( 5 ) modificações do grande Alento, agindo sobre a matéria cósmica não diferenciada. Esse grande Alento lança-o em cinco estados que tem movimentos vibratórios distintos e que desempenham funções diferentes. O primeiro estado que aparece durante a fase evolutiva é o Akasha Tattwa. Vêm em seguida em ordem respectiva, o Vayú, Tejas o Apas e o Prithivi.
O movimento rítmico, ininterrupto, da respiração, bem como o rítmico e incessante pulsar do coração, nos fazem lembrar o rítmico, ininterrupto, incessante éter no movimento do universo cósmico, esotericamente é seu atributo único e absoluto, que lhe é idêntico, o eterno e incessante movimento denomina-se, em linguagem esotérica - A grande respiração; é o movimento perpétuo do universo, no sentido de espaço sem limites e para sempre presente.
O corpo humano ou qualquer outro é composto dos 5 ( cinco ) Tattwas, na sua forma grosseira, nesse corpo grosseiro estão em jogo os cinco ( 5 ) Tattwa, sob a sua forma sutil; eles governam fisiologicamente, mentalmente e espiritualmente. São pois, essas as quatro formas sutis dos Tattwas.
Portanto os Tattwas estão compreendido, existem e se manifestam sobre os quatro ( 4 ) planos do universo.
Plano fisiológico Sede de Prâna Matéria Vital Sol por centro
Plano mental Sede de Manas Matéria Mental Manú por centro
Plano Psíquico Sede de Vjnãna Matéria Psíquica Brahma por centro
Plano Espiritual Sede de Ananda Matéria Espiritual Parabraham por(substratum infinitum)
O ato sexual, o nascimento e a morte é sempre subordinado ao mentor protetor espiritual, que autorizou a encarnação e tem total domínio sobre o Tattwa ( elemental ) que rege o acima descrito, pois é sempre a mesma força sutil ( Tattwa ) que domina o ato germinativo, o nascimento e a morte, porque a cada 2 horas muda a respiração, como sobe ao céu um novo signo astrológico, e a respiração é feita pela narina direita ou esquerda junto com os 5 alentos que a alimentam.
Então para cada ato carnal que se dá um nascimento, existe uma entidade espiritual " guia na matéria " que com domínio sob os 5) tattwa ( elementais ) plasmou com o comando e conhecimento da lei este ser carnado.
Os cinco ( 5) Tattwas = AKASA -- VÀIU -TEJAS -APAS - PRITHIVI - , só atuam nas funções do corpo astral, porque suas energias são apropriadas ao corpo astral, porque são matéria astral. Para completar os 7 Tattwas, os dois elementais Tattwas são UPANADAKA e ADI da escola Oriental, entenda-se, a matéria mental é manipulada pelos dois chakras superiores que são os mentais e, atuam tanto no masculino como no feminino. Os símbolos desses dois Tattwas mentais UPANADAKA e ADI na apresentação mágica, vibram direto na faixa Crística ou de Jesus o Cristo, por intermédio das entidades dessa vibração.
Alto da cabeça Plexo Coronário Sahasrara Acima da glândula Pineal
Raiz do Nariz Plexo FRONTAL Ajna Entre os Olhos - (Shiva)
Base da Garganta Plexo Laríngeo Visuddha Faringe e Laringe
Base do Peito Plexo Cardíaco Anahata Coração
Região Umbilical Plexo Prostático Swadisthana base dos órgãos sexuais
Região Epigástrica Plexo Solar Manipura Agni - Triângulo
Sacrum Ext. Espinha Plexo Sagrado Muladhara Ânus
Os três condutos Espinais
Os três Nádis (nervos )
O principal é Sushumna que passa por toda a coluna vertebral até a medula ( por onde passa o Kundalini ) os outros são IDA e PINGALA.
O Kundalini penetra no corpo pelo chakra Fundamental ( espinha dorsal, perto do Cóccix ) Nós absolvemos a potente energia de Deus, tanto por baixo, da terra ( Kundalini ) como por cima, do céu ( Solar ) não podemos possuir uma sem a outra energia, e há muito risco no excessivo predomínio delas, daí o perigo de avivar as camadas inferiores do Fogo Serpentino ( Kundalini ) antes de purificar e refinar a conduta.
Os plexos hipogástrios e pélvicos estão relacionados com o chakra Swadhisthana situados perto dos órgãos genitais. Os plexos situados na região pélvica estão na maioria subordinados ao plexo Solar (Esplênico)
Narina direita, chamada Pingala Nãdi, é o sistema de nâdis que se estende do lado direito do corpo.
Pingala nâdi é o nervo sutil, ou nâdi que aflora na narina direita
Surya nâdi ( O Sol, respiração positiva ) penetra a corrente solar ou positiva, denominada Surya Swara (respiração) e percorre todo o lado direito do corpo.
Narina esquerda chamada de Ida Nadi, ou Chandra Nãdi (o Nâdi se estende pelo lado esquerdo do corpo, e a Lua é a respiração esquerda que é negativa.
Ida Nâdi ou Chandra Nâdi é o nervo sutil ou nâdi, que aflora na narina esquerda.
Os nâdis ( nervos ) existem por milhares no corpo humano.
No corpo estão os nâdis, tendo muitas formas e extensões: Eles devem ser conhecidos no corpo pelos sábios, por amor do saber: São em número de 24 ramificados na raiz do Umbigo ( Chandra umbilical ) 72.000 entre eles se estendem pelo corpo. A respiração ( Swara ) corre de Ida, sempre que entra pela narina esquerda, e nesta fase, corre pelo lado esquerdo da coluna vertebral.
A respiração ( Swara ) corre por Sushumna quando a respiração se faz em conjunto pelas 2 narinas ( Sushumna é a espinha dorsal ou antes a medula espinhal ) dez são os principais, dentre eles os mais elevados são 3 Ida , Pingala, Sushumna.
As dez forças que agem conjuntamente e que operam no corpo nesses nâdis são:
Prâna Anâna Samâna Udâna Vyana Nâga Kurma Krikila Deradath Drananjaya
Peito Circulo do Ânus Circulo do Umbigo Meio da Garganta Atua por todo o corpo Atua na eructação e produz vomito Atua no piscar de olhos e ajuda a abri- los Atua sob a fome Atua sob o bocejo Penetra em tudo, não abandona nem o cadáver,
Todas essas forças atuam em todos os nâdi, nas quais revestem as formas de vida.
Sábio é quem conhece os movimentos manifestados do Prâna individualizado pelos três Nãdis = IDA, PINGALA, SUSHUMNA.
São os 3 ( três ) aspectos distintos ou antes as três ( 3 ) formas do poder, como se colige da essência do versículo que diz:
Durante o fluxo da Lua, o veneno é destruído; durante o fluxo do Sol, obtêm-se o poder sobre um corpo qualquer, durante o SUSHUMNA , obtêm-se a salvação. Um poder existe sob três formas:
IDA, PINGALA, SUSHUMNA.
SUSHUMNA é o nervo ( Nãdi ) do conhecimento, em vista do exposto, compreende-se que o estado de SUSHUMNA só convém a meditação, a prece e as práticas da YOGA, ou seja, aquisição de poderes psíquicos, o melhor e mais apropriado tempo para meditação, é o da respiração em SUSHUMNA.
Tattwa AKASA VAYÚ TEJAS APAS PRITHIVI UPANADAKA e ADI*
Local ? ? ? ? ? Matéria elemental sutil
Sabor Amargo Ácido Picante Adstringente Doce
Sítio ? ? ? ? ?
Símbolo H. Ham P. Pam R. Ram V. Vam L. Lam
Planeta Mercúrio Saturno Sol - Marte Lua - Vênus Júpiter - Saturno Altos planos espirituais
A força sutil da natureza que governa OS olhos e a vista, RAM significa nominativo neutro da letra sânscrita RA, a primeira de um sinônimo de TEJAS ou AGNI. RAM serve de símbolo algébrico, e quem pronuncia com fé o símbolo de um tattwa, sabendo entre outras coisas o seu sítio, o põe em vibração.
RAM = RÁ = TEJAS = Narina direita
O tattwa APAS, que é de forma Semi-Lunar de cor branca como a Lua, frio de temperatura, adstringente de gosto, rápido de movimento, pesado de som, sempre propenso a benefício, dando ao fluxo da respiração uma extensão de 16 dedos (maior extensão dada que só ele pode dar ) movendo-se sempre para baixo, E da resistência contra a fome e sede, e seu símbolo algébrico ou sílaba mágica é VAM monossílabo que vem de VARI um sinônimo de APAS, concentrando-se no símbolo VAM e pensando-se no sítio em que APAS estaciona , e em todas as qualidades e virtudes, se põe em vibração, os Planetas Vênus e Lua estão em relação com APAS tattwa os órgãos vocais e o poder da palavra estão debaixo da influencia de APAS tattwa.
O APAS tattwa ou PRÂNA ( uma manifestação ou modalidade de Prâna que é compreendido como energia absoluta do qual procede toda forma de energia do universo.
O Prâna compreende os 5 ( cinco ) tattwa.
A Respiração muda de 2 em 2 horas, assim como de 2 em 2 horas sobe ao céu no horizonte Oriental um novo signo zodiacal.
6º UPANADAKA = Matéria elemental Mental
7º ADI = Matéria elemental Mental
Por trás dos sete (7 ) tattwa está o SEM FORMA isto é: O ESPÍRITO UNIVERSAL e o único DEUS.
Todas as coisas, são dos 7 tattwa, todo fenômeno possível da alma, da inteligência, do Prâna e da matéria grosseira, todas as coisas em suma, são dos TATTWA.
Leste = APAS
Oeste = PRITHIVI
Norte = VAYÚ
Sul = TEJAS
Meio = AKASA
Mental = UPANADAKA e ADI
Prâna
São 5 as forças oriundas do Sol ou ditas forças solares chamadas também ( "Cinco Ares Vitais ou Cinco Ventos da Vida. Estas cinco modalidades de Prâna são " VYANA APÃNA SAMÃNA PRÂNA UDÃNA ". É através de um, dois, ou três Prâna é que atuam sob os citoplasmas do médium, através de um dos plexos ou chakras que gera certas substancias fluídicas .
As energias que atuam nos chakras juntos com os cinco prãnas são:
Chakra Sasharara Chakra Ajnã Chakra Visudha Chakra Anahata Chakra Swãsdisthana Chakra Manipura Chakra Mulhadara
Vyana*prâna Apanã*prâna Akasha Udanã*prâna Prâna* Apãna*prâna Samãna prâna* Vyãna*prâna
Plexo coronário Plexo frontal Plexo cervical ou laríngeo Plexo cardíaco Plexo solear ou esplênico Plexo umbilical Plexo sacro ou fundamental
Energia Daiviprakiti Energia Mantrika Energia Para Energia Jnãra Energia Kriyã Energia Ichchahã Energia Kundalini
Cor:Branco c/ amarelo violeta ??'' Cor: Azul e verde Cor: Ouro brilhante Cor: Vários matizes CorVermelho alaranjado
Chakka é o equivalente Páli do sânscrito Chakra.
* Dhammachakkappvattana sutta - O giro ( chakka ) da roda da lei, segundo os budistas.
Sharasrara Ajna Vishuddha Anahata Manipura Swãsdisthana Muladhara
Saturno Coronário Júpiter Frontal Marte Laríngeo Sol Cardíaco Vênus Umbilical Esplênico Mercúrio Lua Fundamental
Dividem-se em três
1º Inferior Fisiológico 1º Fogo - Coração 3º - Terra - Pulmões
2º Médio Pessoal 2º Água - Fígado 4º - Ar - Bexiga
3º Superior Espiritual
Inferior
1º Fogo Serpentino
2º Vitalidade do Sol
Médio
3º Parte Inferior do CORPO ASTRAL
4º " Superior do CORPO ASTRAL
5º Por todo o Corpo mental
Superior
6º CORPO PITUITÁRIO
7º Glândula Pineal
O 6º e 7º somente de põe em ação após um certo grau de desenvolvimento espiritual.
As três Energias
Primária, Kundalini, Vitalidade não estão relacionadas com a vida mental e emocional do homem, mas somente com o seu bem estar corporal, mas também penetram pelos chakras energias que podem qualificar-se de psíquicas e espirituais.
Os dois (2) primeiros chakras não manifestam nenhuma destas energias, mas, o chakra Umbilical e os demais situados acima do corpo, são portas de entrada para as energias que afetam a consciência humana.
Os cinco VAYUS PRÂNICOS ( modalidade de Prâna )
O Prâna atua sempre no coração, o Apãna na esfera do Ânus, o Samãna na região do umbigo, o Udanã na garganta e o Vyãna penetra por todo o corpo.
O ar chamado de Vyãna é a parte essencial de todos os nervos.
O alimento logo após ingerido, é decomposto em 2 por esse ar, ao entrar perto do Ânus, separa as porções sólidas das líquidas, ao colocar a água sobre o fogo e o sólido sobre a água, o Prâna que esta debaixo do fogo inflama-o lentamente. O fogo inflamado pelo ar Vyana difunde a essência por todas as partes, e os resíduos são expulsos do corpo, forçado pelos DOZE PORTAIS.
Prâna Apana Samana Udana Vyana
Coração Ânus Umbigo Garganta Todo o corpo
Amarelo Laranja vermelho Verde Violeta azulado Rosado
Cardíaco Fundamental Umbilical Laríngeo Esplênico
Forma simbólica dos elementos
Muladhara Swadhisthana Manipuraka Anahata Visuddhi Ajna ?
Terra Água Fogo Ar Eter Mente ?
Olfato Paladar Vista -gasoso Tato- aéreo Ouvido ? ?
Quadrado Meia lua Triângulo Hexagrama Circulo ? ?
Lam Vam Ram Yam Ham ? ?
Amarelo Branco Vermelho Esfumado Branco Branco ?
1º) Chakra Raiz = Terra = base da espinha ( sensação de voar, recorda de viagem astral )
2º) " Baço = base da região peniana
3º) " Umbigo = Água = base do umbigo no plexo solar ( receber classes de influencias astrais )
4º) " - Cardíaco = fogo = base do coração ( sente do próximo suas alegrias e tristezas )
5º) " - Laringe = Ar = base da garganta ( desperta a audição e a vidência astral )
6º) " - Frontal = Éter = base das sobrancelhas ( ver lugares ou pessoas distantes )
7º) " - Coronário = Mental = base alto da cabeça ( dar consciência na saída do corpo de dia ou noite )
Fogo Serpentino ( Energia Kundalini )
Esta energia é a primeira manifestação no plano físico da primeira onda de vida do terceiro aspecto do Logos. Existe em todos os planos, que mais ou menos conhecemos, mas deve-se considerá-la quando manifesta na matéria etérica. Não se transmuta na primeira energia já mencionada nem na vitalidade procedente do Sol, e parece não ser afetada de nenhum modo, por qualquer modalidade de energia física.
A energia Kundalini ou fogo Serpentino de nosso corpo procede do laboratório do Espírito Santo, oculto nas entranhas da terra, e é parte do formidável globo ígneo geocêntrico. Esta energia contrasta profundamente com a vitalidade oriunda do Sol, e pertence ao ar,à luz e aos vastos espaços livres, enquanto que o fogo Serpentino é muito mais material, como o do ferro enrubescido ou do metal incandescente.
Esta tremenda energia tem o aspecto ainda mais terrível de produzir a impressão de descer sempre mais profundamente na matéria, com lenta mais segura e irresistível progressão e implacável segurança. Assim absolvemos a potente energia de Deus tanto por baixo, da terra, como por cima, do céu. Somos filhos da terra e também do Sol. A energia que da terra sobe e a que do Sol desce, confluem em nós e cooperam para a nossa evolução. Não podemos possuir uma Energia sem a outra, e há muito risco no excessivo predomínio de uma delas. Daí o perigo de avivar as camadas inferiores do fogo.
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